Regras de Negócio: na Aplicação ou no Banco de Dados?

Os Bancos de Dados são vistos por desenvolvedores e analistas apenas como um método de persistência (armazenamento de dados), porém atualmente ele possuem recursos que podem dar muita performance as aplicações além de poderem replicar as regras de negócio no banco.
Exemplos:

Quando se cria uma VIEW, ao invés de executar um SELECT direto da aplicação, você economiza no processamento de Dados do Banco, ganha no tempo de resposta por que o banco já realizou as análises léxica, sintética, semântica e a validação de campos e tabelas utilizadas.

Quando se utiliza um STORED PROCEDURE, ao invés de executar regras que envolvam dados dentro da aplicação, você ganha uma enorme performance por não ter que executar um processos de busca, processamento, tratamento, nova busca, processamento para enfim gerar um output.

E outros recursos como: TRIGGERS, FUNCTION, ASSEMBLIES (SQL SERVER). Devem ser explorados para melhorar a performance de sua aplicação.

Lembre-se que é sempre bom utilizar esses recursos acima, porém toda regra tem exceções, logo analise a importância e o impacto desses recursos e utilize-os da maneira correta.

MarKo Aurélio

Deixe um comentário